quarta-feira, 5 de dezembro de 2007


Como usar arte digital no ensino da arte e dentro de escolas?
Uma questão para responder na prática.

A partir do dia em que me caiu na mão o n° 46 da revista Arte na Escola e li uma entrevista da Professora Doutoura em Comunicação e Semiótica da PUC(SP), Anamélia Bueno Buoro relatando uma experiência ainda no tempo em que dava aulas em escolas, na década de 90, comecei a perceber a importância das mídias digitais no ensino da arte. Nessa entrevista pude observar a mudança de paradigmas no ensino da arte em relação a estas mídias, e também o preconceito e resistência por parte de muitos educadores em relação a essas ferramentas.

Trecho da entrevista da revista n° 46 Arte na Escola:

Arte na Escola: Qual o papel do professor diante de um aluno que desde pequeno está imerso na cultura visual, no universo da TV, do game, da publicidade?

Anamélia: Ou o professor entra nessa nova realidade ou ele perde o barco da história. Ele pode não saber, mas deve saber que o único responsável pela construção de conhecimento dele é ele mesmo; que monte uma estratégia de trabalho em que aprenda com as crianças então. Vou dar um exemplo pessoal. As crianças de terceira série, na década de 90, estavam profundamente interessadas no laboratório de informática. E minha aula de artes vinha justamente antes da aula de informática. Quando minha aula estava terminando, comecei a ter problemas por que as crianças faziam tudo correndo, pois não queriam perder sequer um minuto do tempo delas no computador. Então pensei: vou começar a dar aula usando o computador, e aí fiz uma proposta toda bonita usando o computador, fizemos mais de 150 desenhos animados, participamos do Festival do Minuto aqui em São Paulo. Eu sabia trabalhar no computador? Não, mas aprendi com eles, fazendo uma reflexão em cima da realidade que me estava sendo colocada.

Nenhum comentário: