quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Guimp
O Guimp é um programa que pode ser baixado facilmente pela internet, por qualquer pessoa ou instituição de ensino que possua computadores. Ele é um editor de imagem tão completo quanto o Photo Shop, tendo sobre ele a vantagem de ser bem mais simples e acessível o seu uso nas escolas. Pois este editor de imagem, tem a grande vantagem sobre os outros de ser gratuito, portanto seu uso pode ser ilimitado dentro de instituições de ensino que se interessem pelo uso dessa ferramenta no ensino da arte.
Este blog foi criado com o intuito de desmistificar um pouco a arte digital e sua aplicação no ensino da arte. O softwear oferece ferramentas tão completas e atraentes, que pode-se desenvolver a partir delas, entre outros, diversos trabalhos contextualizados em obras da história da arte por exemplo .
Nesse “passo a passo” vou exemplificar a aplicação de:
Cores
Seleção de formas
Uso de ferramentas
Camadas
Efeitos
Aplicação de texto à imagem
, entre outras possibilidades que o Guimp oferece.
Todas essas possibilidades serão aplicadas em um trabalho de auto retrato contextualizado em obras da Pop Art, como obras de Andy Waroll e Roy Lichtenstein. As crianças e adolescentes tem grande interesse na auto imagem, auto retrato, sempre procurando maneiras de experimentar sua imagem sobre outro contexto, seja ele de cores, formas ou em outro espaço imaginário. A obra de Andy Waroll pode inspirar a busca de efeitos que geralmente são os primeiros experimentos sobre imagens por quem está começando, ou seja, a troca e experimentações com cores e efeitos são os primeiros comandos dos iniciantes. Uma aula sobre a Pop Art, agregada ao uso da computação gráfica, certamente despertará grande interesse dos alunos e adolescentes.

Nenhum comentário: